segunda-feira, 7 de março de 2011

O que é a Síndrome de Marfan?????

Anormalidade do tecido conjuntivo, a doença afeta partes do corpo como esqueleto, coração,vasos sanguineos,pulmão e olhos.Pessoas que têm essa síndrome são individuos com anomalias esqueléticas, ocular,cardiacas e outros.Uma das caracteristicas dessa doença é que acomete individuos que tenham membros anormalmente longos.É  uma doença hereditária.
Muitos destes individuos afetados tem problemas nas válvulas cardiácas e dilatação da aorta, causando risco de morte, aneurismas e dissecções da aorta.Acomete 1 pessoa a cada 5000.
As principais manifestações clínicas da Síndrome de Marfan concentram-se em três sistemas principais: o esquelético, caracterizado por estatura elevada, escoliose, braços e mãos alongados e deformidade torácica; o cardiovascular, caracterizado por alterações da válvula mitral e dilatação da aorta; e o ocular, caracterizado por miopia e luxação do cristalino.
Como outras doenças do coração o diagnóstico da doença pode ser feito através do exame clínico e do ecocardiograma, e pode ser tratado por cirúrgia.
O paciente portador de Marfan deve tomar mais cuidado com a higiene oral pois é mais suscetível a cáries e periodontites. O tecido conjuntivo é afetado, provocando alterações na arcada e no palato. Isso afeta diretamente os dentes e suas funções.
A síndrome não tem cura, mas seus sintomas podem ser tratados são usados medicamentos que dimunuem a frequência cardíaca, se necessário faz-se cirúrgia para correção da aorta ou de alguma válvula.

Um comentário:

  1. É uma patologia hereditária,não é uma síndrome comum, que acomete pessoas com o tipo físico de estatura elevada e membros alongados, geralmente pessoas que sofrem desta patologia tem uma caracteristica , problemas dentários.
    Tá aí a importância de se fazer exames regularmente, ir ao médico uma fez por ano, e não somente quando ficamos doentes, pois muitas doenças não só como sindrome de marfan mas outras patologias a nível de sistema cardíaco podem e muitas vezes são reconhecidas precocemente, onde á uma chance maior de cura, recuperação e tratamento.

    ResponderExcluir