É uma doença infecciosa causada por vírus que se multiplica e instala em um hospedeiro(mamíferos). A transmissão se dá atravéz da mordida, lambida em feridas abertas, mucosas e arranhões de um animal infestado para um sadio, e também de um animal para o ser humano, atravéz da saliva do animal.
Os animais que transmitem a raíva são:
*Cão
*Morcego hematófago
*Rapozas
*Lobos.
Geralmente a raíva é controlada em animais doméstcos, mas em animais silvestres e cães e gatos de rua exige uma demanda maior de atenção.
Sintomas: dor ou comichão no local da mordida, náuseas, vômitos e mal estar moderado("mau-humor"). Em seguida surgem os espasmos musculares intensos da faringe e laringe, dores para deglutir, medo irracional de água, hostilidade,alucinações,tentativas demorde e bater,gritos, insônia,ansiedade extrema, morte certa na grande maioria dos casos.
O diagnóstico é feito usando a imunofluoresência para detectar presença de antígenos do vírus em biópsias de pele e córnea.
A raíva pode ser prevenida mantendo os animais domésticos vacinados, a terapia em humamos consiste em tratar os sintomas e aliviar o sofrimento do doente e vacinar o individuo logo após a mordida por um animal selvagem ou cão com comportamento agressivo.
Aqui vai uma curiosidade sobre a história da raíva.
ResponderExcluirJá na antiguidade a raíva era muito temida pois desde a forma como era adquirida até a evolução rápida da doença assustava á todos, pra eles a raíva era causada por forças sobrenaturais pois os cachorros e lobos infectados pelo vírus agiam como se estivessem possuídos por demônios.