Definição: É soma de respostas físicas e mentais causadas por um estímulo externo e que permitem o indivíduo superar exigências do meio ambiente e o desgaste mental e físico causado por estas exigências.
Pode ser caudado pela ansiedade ou depressão por vários fatores como por exemplo mudanças bruscas no estilo de vida, exposição a ambientes que levem a pessoa a sentir uma certa angústia como o ambiente de trabalho, acidentes, morte, responsabilidades familiares entre outros.
Aqui vai alguns sintomas do estresse:
* Dor de cabeça;
* Desordens no sono;
* Dificuldade de concentração;
* Depressão;
* Ansiedade;
* Insatisfação no trabalho.
O estresse por um longo tempo pode levar a doenças como as cardiovasculares isto porque os mecanismos de defesa passam a não funcionar com eficacia.
Terminologia: o termo estresse foi usado por Selye(1976) como um sentido neutro nem positivo nem negativo, ele o deviniu como "reação não especifica do corpo a qualquer tipo de exigência".A partit dessa definição Selye diferencia os tipos de estresse.
1. acontecimentos biográficos críticos; são acontecimentos que exigem reestruturação da situação de vida, provocam reações afetivos-emocionais.Exemplo: casamento, nascimento de um filho, morte de uma pessoa etc...
2. estressores traumáticos; intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa da pessoa.
3. estressores quotidianos; são os acontecimentos disgastantes do dia-a-dia que interverem no bem- estar do individuo. Exemplo: aborrecimentos, problemas de saúde, aparência, no trabalho, preocupações financeiras.
4. estressores crônicos; situações que duram um longo período de tempo, exesso de trabalho, desemprego, que trazem conseguências duradouras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário