terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Úlceras de Pressão/ Úlceras de decúbito

É provocada por pressão local permanente e interrupção sanguínea do local, geralmente nas proeminências ósseas resultando em danos nos, tecidos subcutâneo, músculos, articulações e ossos, causando a morte dos tecidos (necrose)
É um problema frequente em pessoas com lesão medular pois a falta de sensibilidade e controle de parte do corpo favorece a manutenção da mesma posição por muitas horas e a própria cadeira de rodas faz pressão sobre o corpo.




 Pele intacta mas se observa vermelhidão











 A pele já está perdendo a espessura, aparecendo bolhas ou cratera superficial.









Há uma lesão com destruição para os músculos, ossos e estruturas de suporte.







São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera de pressão como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, deficiência de vitamina, pressão arterial, umidade excessiva, edema.

Um comentário:

  1. É nosso papel da enfermagem prevenir as úlceras de decúbito, por que se elas aparecem é nossa culpa. Nosso dever é de cuidar da pele do paciente, trocar ele de poisção a cada duas horas, trocar fraldas a cada 3 horas,manter a limpeza das roupas, fazer massagens suaves e outras.
    Com cuidados simples é que podemos prevenir essas feridas, fazendo nossa parte será muito bom para nós enquanto profissionais e também para os pacientes acamados.

    ResponderExcluir